segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Na sua deslocação em serviço à República de Moçambique, o meu amigo João da Rocha teve a amabilidade e a feliz lembrança de me perguntar, através de um mail que me enviou daquele país, o seguinte: - Sabendo ele dos meus gostos pela leitura, nomeadamente por livros de documentação histórica, - perguntou-me se eu pretendia alguma coisa dele já que se encontrava por aquelas terras banhadas pelo Índico.
Aproveitando aquela disponibilidade, perguntei-lhe se me poderia ver numa das livrarias de Maputo (cidade onde se encontrava a fazer um trabalho relacionado com as eleições em curso e que o levou àquele país) se conseguiria encontrar um livro que descrevesse o conflito colonial mas segundo o ponto de vista dos Moçambicanos, mais concretamente da FRELIMO, que sempre classificaram (o que alguns de nós entendíamos como sendo a Guerra do Ultramar) como Guerra de Libertação Nacional.
Antes de regressar, enviou-me novo mail confirmando que na prestigiada livraria MINERVA CENTRAL (que fizera 100 anos em 2008) encontrara o livro que eu pretendia.
Regressado a Portugal no passado dia 22 de Outubro e deixando a minha encomenda em casa da sua mãe (a minha grande amiga MATILDE que trabalhou comigo na Indesit Company) lá me desloquei a Setúbal para adquirir aquela preciosidade histórica, e acrescentá-la à minha razoável mas já vasta biblioteca pessoal.
A respectiva obra intitula-se "II Congresso da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO). Memórias de Raimundo Domingos Pachinuapa", ex-guerrilheiro da FRELIMO e actual Tenente General na reserva.
Ainda não li a presente obra, mas apenas por a ter folheado considero que é um excelente documento, devidamente ilustrado com fotografias tiradas nas Zonas Libertadas ou em operações de guerrilha efectuadas pela FRELIMO no Planalto dos Macondes, na Província de Cabo Delgado, onde a minha Companhia, a Companhia de Caçadores 3309 também desenvolveu a sua actividade operacional.
Por se tratar de uma obra de grande importância histórica para a compreensão do conflito colonial segundo a perspectiva de quem nós portugueses combatíamos e considerávamos inimigos, esporádicamente irei nas páginas deste blog descrever algumas passagens da mesma, acompanhando a sua descrição com algumas das fotos que a ilustram.
Ao meu amigo João da Rocha o meu obrigado por se ter disponibilizado em "vasculhar" na MINERVA CENTRAL aquele livro que é uma obra de grande importância documental, mas também o meu agradecimento por ter transformado aquela encomenda que eu estava a pensar pagar o seu custo (era essa a condição) em oferta, apesar da mesma ter custado 300,00 METICAIS e, estranha curiosidade (a que em Portugal ainda não nos habituaram) isenta de IVA.
Carlos Vardasca
26 de Outubro de 2009
Foto: Capa da obra, "II Congresso da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) Memórias de Raimundo Domingos Pachinuapa".
Nota: O II Congresso da FRELIMO foi realizado de 20 a 25 de Julho de 1968, em Matchedje, na província de Niassa. Moçambique.

2 comentários:

João Rocha disse...

Amigo Cardasca

Antes de mais, quero felicitar pelo excelente blog. Para mim, foi uma experiencia magnifica procurar um livro da epoca numa "livraria" com mais de 1 seculo e que nao evoluiu desde entao...
Para os curiosos 1€ = 41 Meticais (MZM - Mozambique Metical).

Foi um prazes satisfazer tal desejo literário...

PS: falta mencionar que junto com o livro estava uma lembrança da FRELIMO da nova geração que concorre às eleiçoes em 28 Out 2009.

Abraços

Anónimo disse...

Sobre a Minerva Central ver o livro "Comunidades de Leitura", das Edições Colibri