quinta-feira, 29 de abril de 2010

"A Guerra", de Joaquim Furtado, de novo na RTP

(...) Mais uma fornada de seis episódios de "A Guerra", série documental assinada por Joaquim Furtado, está prestes estrear na RTP1.
Dia 5 de Maio começa em horário nobre a primeira parte da terceira e última temporada, que versa o período entre 1969 e 1973.
"Grosso modo relatam a evolução do Marcelismo e início do declínio do regime, além do agravamento da situação militar das forças armadas portuguesas em África".
Foi assim que o jornalista Joaquim Furtado resumiu o conteúdo dos novos capítulos de "A Guerra" que, a partir da próxima quarta-feira, estarão no ar, semanalmente, na antena do primeiro canal do Estado.
Factos desconhecidos e cuja divulgação foi embargada serão trazidos à liça nestas cerca de 7 horas de programa. Os casos da operação "Mar Verde", na Guiné, ou de "Cabora Bassa", em Moçambique, constituem exemplo disso. Traçar-se-á ainda o retrato "de figuras de peso da Guerra Colonial, como António Spínola, Jorge Jardim, ou Kaulza de Arriaga", avançou o autor, que soma quase 10 anos de dedicação a este trabalho.
O princípio do fim.
Trata-se da primeira parte do pacote de capítulos final de "A Guerra". Os oito que faltam têm exibição prevista ainda para este ano. Quem o adiantou foi José Fragoso, director de Programas da RTP1, tendo apontado, para o efeito, o terceiro trimestre de 2010.
Joaquim Furtado está, desta feita, prestes a cortar a meta. Mas tem já outros projectos na calha. Um livro acerca de "A Guerra" poderá ser um deles. "É algo que tenho vindo a adiar, mas é uma possibilidade", disse. Bem como é provável que transfira ideias "sobre outras épocas recentes da história portuguesa" pouco descortinadas, para material televisivo (...)

Artigo de ELSA PEREIRA
In: "Jornal de Notícias" 29 de Abril de 2010
Foto: A Companhia de Caçadores 758, descança durante uma operação de combate.

1 comentário:

Marvao disse...

Sou o marvao estou nesta foto tirada em 1965 na serra do uije depois fui para luanda
Para intervencao nambuangongo ucua bom jesus maria manuela mata do hinda agora estou em amareleja ale tejo
Minha pajina de amreleja ao songowebnode.pt