segunda-feira, 9 de março de 2009

Foi uma festa em Vila Viçosa

Foi num ambiente de amizade, de forte camaradagem e espírito de confraternização que se realizou em Vila Viçosa, no passado dia 07 de Março o XIX Encontro Nacional da Companhia de Caçadores 3309.
Foi bom reencontrar os companheiros com quem convivemos durante cerca de dois anos, onde suportámos o isolamento nos Aquartelamentos de Nova Torres e de Tartibo; com quem partilhámos a água que nos restava do cantil para saciar gargantas secas pelas longas caminhadas que nos levavam até à exaustão, assim como também partilhámos a mesma angústia pela "partida numa viagem sem regresso" dos nossos companheiros tombados em combate.
Em homenagem a todos eles e também aos que já não estão entre nós e que faleceram após o nosso regresso, foi observado solenemente um minuto de silêncio, seguido do hino nacional cantado em uníssono por todos os presentes.
Como seria de esperar e devido à crise, este ano assistiu-se a uma relativa redução nas presenças, o que é perfeitamente compreensível, se tivermos em conta as dificuldades com que vivem a maioria dos ex-combatentes (alguns deles com reformas de miséria) o que influenciou de facto que não se repetisse o número de presenças idêntico ao dos últimos anos.
Apesar deste facto que é perfeitamente compreensível para todos nós dado que o vivemos no nosso dia a dia, foi no entanto em ambiente de festa, após 36 anos do nosso regresso, que se recordaram velhas histórias; se fortaleceram os laços de amizade forjados nas densas matas de Cabo Delgado; nas extensas picadas que serpenteavam o Planalto dos Macondes onde o perigo espreitava a cada momento, ou nos exíguos aquartelamentos onde a precariedade relacionada com a sobrevivência humana (bem delineada pelos senhores da guerra do momento) foi levada aos limites, onde nos sobrou uma ligeira sensação de que "nos tinham enviado propositadamente para ali para morrermos".
Tombado o regime e com ele "todos os que comiam da mesma gamela", eis que passados 36 anos continuamos a responder à chamada, com a perfeita convicção (sem saudosismos balofos nem falsos heroísmos triunfalistas) em não esquecermos nem deixar rasgar estas páginas da nossa história que fazem parte da nossa memória colectiva, em homenagem a todos quantos tombaram naquele conflito de má memória que foi a Guerra Colonial.
Para o ano havemos de voltar. Seja em S. João da Madeira ou Bragança, lá nos encontraremos para repetirmos os mesmos abraços, que serão decerto extensivos a todos os que não poderem responder à chamada e "aos que sabemos há muito estarem ausentes".
Carlos Vardasca
09 de Março de 2009
Nota: De salientar a excelente oferta feita a todos os ex-combatentes da C.CAÇ. 3309 presentes, de um relógio de parede com o símbolo do Batalhão de Caçadores 3834 por parte da Junta de Freguesia de Conceição (Vila Viçosa).
Foto 1: Foto do grupo de ex-combatentes da Companhia de Caçadores 3309 presentes no XIX Encontro Nacional em Vila Viçosa.
Foto 2: Faixa alusiva ao evento, colocada no interior do restaurante onde decorreu o almoço de confraternização.
Foto 3: Aspecto da sala onde decorreu o almoço de confraternização.
Foto 4: Bolo confeccionado para o evento.
Fotos 5 e 6: Momentos de convívio após a realização da missa na Igreja da Nª Sª da Conceição.

1 comentário:

JAD disse...

A 3309 está de parabéns pela extrema qualidade do convívio que concretizou, sobretudo porque o fêz em plena crise e com as dificuldades económicas generalizadas que a todos vêm afligindo. Enorme abraço para todos.
Alferes Dias de Omar (JAD)