sábado, 11 de agosto de 2012

"Uma carecada colectiva". (Memórias)

Numa operação da Companhia da Caçadores 3309 no rio Metumbué. O enfermeiro Azevedo está em primeiro plano de G3 ao ombro, e em destaque numa foto mais actual. Cabo Delgado. Na fronteira com a Tanzânia. Norte de Moçambique 1971.


Um dia, no decorrer do I.A.O na cidade de Chaves (Serra da Olga) o Comandante de Companhia reparou que o pessoal estava desenfiado e vai daí, mandou tocar a formar, ordenando o registo dos faltosos.
Na altura constou que tinham ido a uma festa numa aldeia ali próximo do acampamento compor o estômago.
Como castigo, mandou dar uma carecada a todos os que faltaram à formatura. O caricato da questão, foi que os Enfermeiros, que estavam dispensados das formaturas e mesmo sem terem ido à festa, encontravam-se na lista para a carecada. Como considerámos ser uma injustiça, pedimos ao Cabo Miliciano Enfermeiro Silva para falar com o Comandante, uma vez que tínhamos estado sempre os quatro no posto de socorros; não conseguindo o depoimento do então Cabo Miliciano Enfermeiro Silva, foi decidido entre os três Enfermeiros Azevedo, Cardoso e Silva recusar as carecadas.
Eu fui o primeiro a ser chamado e, ao dirigir-me para o local da carecada olhei para trás para ver a posição dos meus companheiros e qual a sua postura perante aquele facto. O Cardoso disse-me para não ter medo e para recusar a carecada pois nós estávamos solidários com a posição dele.
Entretanto, tocou para o almoço e as carecadas foram interrompidas. Depois da refeição, falámos com alguns Cabos Milicianos sobre o assunto. Eles conseguiram convencer o Cabo Miliciano Enfermeiro Silva a interceder junto do Comandante de Companhia, confirmando de facto a nossa presença no aquartelamento, uma vez que tínhamos estado sempre todos no posto de socorros. Assim nos safámos da respectiva carecada com toda a justiça, assim como de imitarmos o canto dos pássaros e de animais quadrúpedes em cima das árvores.
António da Silva Azevedo
ex- 1º Cabo Auxiliar de Enfermagem NM 05802970 da C.CAÇ.3309
Castelo Branco, 10 de Março de 2007

 In: “Do Tejo ao Rovuma. Uma Breve pausa num tempo das nossas vidas”, página 15. Carlos Vardasca, Alhos Vedros 2009.

Sem comentários: