sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"Já está na estrada a organização do Encontro do Batalhão de Caçadores 3834"

Aquela reunião realizada no dia 06 de Janeiro de 2009 tinha como objectivo a organização do encontro do Batalhão de Caçadores 3834, a realizar no próximo dia 28 de Março de 2009 na cidade de Chaves, cujo programa será devidamente divulgado em data oportuna, ficando o "Homem do Jazz" (Rui Neves) de tratar das questões relacionadas com o alojamento em Chaves, o Militão Camacho do transporte e o Albuquerque Dias de elaborar o programa do evento e efectuar os contactos para as cerimónias oficiais.
Alguns dos presentes na reunião há muito que não se encontravam desde a "Epopeia trágico-marítima" que nos atirou para terras de África, embora outros por vezes se encontrem com alguma regularidade. Em todo o caso, foi um dia inesquecível, dado que, após a reunião e depois de num dos corredores "sermos atentamente olhados" por Adelino da Palma Carlos (1) fundador daquele gabinete de advogados, lá subimos ao 8º andar para a Associação de Cabo Verde onde a "ração de combate" foi uma saborosa Cachupa (2), bolo de coco, regados no final com o velho Grogue (3) ao som da bem temperada música daquele país africano.
"Responderam à chamada" e estiveram presentes naquela reunião-almoço de convívio os seguintes elementos do Batalhão de Caçadores 3834:

Albuquerque Dias, ex-Alferes da C.CAÇ. 3310
Militão Camacho, ex-Alferes da C.CAÇ. 3311
João Marques, ex-1º Cabo Radio-Montador da CCS
Armindo Gomes, ex-Furriel da C.CAÇ 3310
Leonel Correia, ex-1º Cabo Enfermeiro da CCS
Manuel Maria Morais, ex-Alferes da C.CAÇ. 3310
Rui Neves, ex-Alferes da C.CAÇ. 3310
Victor Vieira, ex-Furriel da C.CAÇ. 3310
Carlos Vardasca, ex-Soldado Condutor da C.CAÇ. 3309
Ilídio Costa, ex-1º Cabo Mecânico da C.CAÇ. de Moçimboa da Praia-Palma (convidado especial que em breve partirá para Moçambique)
Já com o dia quase a escurecer e quando a "maioria das tropas já se tinham dispersado", um "Grupo de Combate" composto por Carlos Vardasca, Ilídio Costa, Militão Camacho e João Marques, ainda fez uma "nomadização" pela zona conturbada da baixa lisboeta, tendo feito uma incursão no "Martinho da Arcada" onde teve contacto com o "inimigo" (estávamos em dia de Reis) personificado num excelente e delicioso Bolo Rei que, depois de se ter "reconhecido a zona", foi abatido num ápice com a colaboração do Sr. António, estimável proprietário daquela emblemática casa (amigo de Militão Camacho) onde Fernando Pessoa para além de ler e escrever, também "bebia uns copos".
São reuniões destas que se querem ver realizadas mais vezes (seja a que pretexto for, mais que não seja para se beber mais um "Grogue") onde o espírito de confraternização e de camaradagem se fortaleça entre companheiros que viveram o conturbado período colonial, tendo cada um deles as suas próprias concepções sobre o mesmo, contribuindo no entanto para que essas diferenças sejam apenas factor de entendimento, onde prolifere, para além da amizade, uma salutar e respeitável diversidade de opiniões.
Carlos Vardasca
09 de Janeiro de 2009
Foto 1: Durante a reunião para a organização do Encontro do B.CAÇ. 3834.
Foto 2: Em plena "Cachupa" na Associação de Cabo Verde.
Fotos 3 e 4: No "Martinho da Arcada".
(1) Pintura a óleo daquele prestigiado advogado.
(2) Comida tradicional de Cabo Verde.
(3) Aguardente de Cabo Verde.




2 comentários:

Anónimo disse...

Camarada Vardasca,
É com muita alegria que vejo que estás a fazer parte da organização para o encontro em Chaves. A presença da 3309 vai fortificar a homenagem tão merecida a todos os companheiros do nosso batalhão que morreram em combate.
Depois, vai ser aquele convívio aonde iremos compartihar bons e maus momentos do passado e as realidades do presente.
Trabalhem forte para encontrarem o maior número possível de camaradas.
Obrigado e um abraço,
Carlos Matos

Anónimo disse...

CAMARADA VARDASCA
Tenho acompanhado as vossas reuniões para o nosso convívio, a realizar-se em CHAVES no próximodia 28 de MARÇO ,mas tenho pena que um camarada nosso da 3311 ,que esteve no convívio da nossa companhia que se realizou em vizela onde esteve presente faleçeu nos primeiros dias de NOVEMBRO , O GONÇALVES DE BRAGANÇA, PAZ HÁ SUA ALMA .um abraço para todos que estiveram na reuniaõ. ATÉ breve e obrigado pelosteus comentários que vejo quase todos os dias , em especial do tejo ao rovuma .
Já agora vou te dizer que tenho visto que PEMBA , tem a 3ªMAIOR BAIA DO MUNDO, soube disto porque um colega meu me falou , foi lá comprar terreno para uma EMPRESA
PARA FAZER UM hotel , daí ter visto toda a baía de PORTO AMÉLIA ,
agora PEMBA. CUMPRIMENTOS