sábado, 12 de janeiro de 2008

"Quando passámos uma rasteira ao Vagomestre"



(...) Como os recursos eram escassos, a alimentação não variava muito para além do arroz com peixe ou do peixe com arroz, passando pelos "ciclistas" com atum (1) e da esparguete acompanhada por uma carne intragável, daquela que vinha não se sabe bem de onde em barricas de madeira, e que exalava um cheiro nauseabundo. Um dia, inesperadamente, o rancho no aquartelamento de Tartibo onde estava estacionada a C.CAÇ. 3309 foi melhorado, graças ao Pelotão comandado pelo Furriel Garcia (já falecido após o nosso regresso de Moçambique). Iniciado o regresso ao aquartelamento depois de concluída a operação, aquele Grupo de Combate ouviu um barulho estranho no capim e, pensando ser guerrilheiros da FRELIMO em patrulha, todos logo se abrigaram na mata para no momento certo fazer a sua intercepção. O barulho, cada vez mais próximo, começou a tornar-se mais familiar assemelhando-se a um cavalo a esfregar os cascos na terra, e logo a tranquilidade se apoderou de todos ao verificarem que as suspeitas eram infundadas, pois tratava-se apenas de uma Impala que por ali vagueva sozinha. Assustada por ter dado pela presença dos militares, a Impala ainda tentou fugir mas logo caiu por terra com um tiro certeiro do Furriel Garcia, para contentamento de todos os presentes que elogiaram os seus dotes de caçador. Na altura houve até quem dissesse:

- Porra pá! Hoje vamos ter rancho melhorado. Hoje vamos passar uma "rasteira" ao Vagomestre (2). Ele que ponha o arroz com peixe com que nos vem atafulhando todos os dias nas bordas do cu .

Devido ao barulho do tiro e para que a posição daqueles militares não fosse detectada pela FRELIMO, improvisou-se apressadamente uma pequena padiola para transportar o animal, e o Grupo de Combate reiniciou em marcha apressada o regresso ao aquartelamento. À noite, e contrariando as previsões da ementa já pré estabelecida, o rancho foi de facto bem melhorado, onde se abriram muitas latas de cerveja que ajudaram a afogar as tristezas e esquecer o isolamento (...)


Carlos Vardasca
12 de Janeiro de 2008
(1) Feijão frade
(2) Furriel Costa
Foto: Soldados da Companhia de Caçadores 3309 exibem o troféu. Tartibo 1971

Sem comentários: