quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

"Estejas onde estiveres, Salvé Guimarães"

A propósito dos documentos recentemente editados e referidos no post anterior que se relacionam com a morte do Furriel Guimarães, recebi o seguinte texto de Filipe Manuel Cardão Pinto, ex-Furriel Miliciano NM 14172170 da Companhia de Caçadores 3309, mas destacado para o Aquartelamento de Nhica do Rovuma para comandar os GEs 212 de que fazia parte o malogrado Guimarães, e que passo a editar.
Carlos
(...) Aos que se têm pronunciado sobre o Guimarães, venho apenas fazer estas simples considerações:
Tenho-o presente na minha memória.
Sei como se registaram os acontecimentos que levaram ao seu desaparecimento.
Eu era o comandante em exercício do Grupo Especial 212.
Após a informação oficial à família do seu desaparecimento (nunca se referiu que o mesmo tinha morrido, onde, nem em que circunstâncias), fui a primeira pessoa a entrar em contacto com os que perderam o seu ente querido.
Em 1992 ou 1993, procurei de novo a família, e fiquei surpreendido por àquela data, esta, não ter ainda bem a certeza do que teria acontecido naquela fatídica data de 1972.
Apraz-me perguntar:
Onde estavam os documentos que agora estão a vir a lume?
Na posse de particulares?
Que papel têm aqui os altos responsáveis militares?
Não tiveram, através dos serviços de informação ou inteligência, possibilidade de proceder à contradição das afirmações produzidas nestes documentos?
A todos aqueles que queiram o conveniente esclarecimento e pretendam homenagear com VERDADE a sua memória, e que apenas ouviram uns zunzuns sobre este acontecimento, quero dizer que, tenho o relatório desta operação, o qual tornarei público, quando entender oportuno.
O Guimarães, independentemente de estar ou não de acordo com a forma como os acontecimentos se desenrolaram, merece o meu respeito, a minha amizade, a minha saudade.
Estejas onde estiveres, SALVÉ GUIMARÃES.
Filipe Pinto
18 de Dezembro de 2008

Foto 1: O Furriel Pinto no comando dos GEs 212 à saída do Aquartelamento do Nhica do Rovuma, para iniciar mais uma operação de patrulhamento nas margens do rio Rovuma na fronteira com a Tanzânia. 1971
Foto 2: O Furriel Pinto (comandante do GEs 212) assiste à chegada de uma coluna de reabastecimento ao Aquartelamento do Nhica do Rovuma. 1972


Sem comentários: