quarta-feira, 19 de março de 2008

Para dormir tinhamos que subir às árvores




(...) Havia muito pouco tempo que a Companhia de Caçadores 3309 tinha chegado a Nova Torres, mas tinha sido impossibilitada de se instalar naquele Aquartelamento de onde já se tinha retirado a Companhia de Artilharia 2745. Ambas as Companhias encontravam-se agora refugiadas na "Posição DAMA", nome de código atribuído e uma pequena elevação a cerca de 600 metros do Aquartelamento de Nova Torres, que se encontrava totalmente alagado pelas cheias e em consequência da junção das águas dos rios Rovuma e Metumbué. Embora ali refugiados, ninguém estava tranquilo, pois as águas continuavam a subir substancialmente, ao ponto de estar também eminente a inundação daquela pequena elevação, sendo urgente encontrar nova posição de emergência pois foi necessário os soldados durante a noite refugiarem-se no cimo das árvores onde passaram a viver durante algumas semanas. Para o efeito saiu um Grupo de Combate em barcos de borracha que, depois de encontrarem um novo local a sul do rio Metumbué, denominaram essa nova pequena elevação de "Posição FLECHA", e aí ficaram instalados provisoriamente todos os efectivos de ambas as Companhias. Apesar de totalmente alagado, do Aquartelamento de Nova Torres ainda sobressaíam ao longe pequenas elevações, onde se refugiavam das inundações alguns animais selvagens uma vez que toda a área circundante estava alagada, sendo visível bastantes crocodilos que vagueavam agora pelas trincheiras inundadas do Aquartelamento.
Foram momentos dramáticos vividos por ambas as Companhias, especialmente pela Companhia de Caçadores 3309 que ali ficou estacionada, dado ter rendido a Companhia de Artilharia 2745 que ao fim de alguns dias se deslocou para Nangade, Aquartelamento situado já no Planalto dos Macondes onde as cheias já não se faziam sentir, "nem o desespero de quem ficou nas áreas inundadas se fazia ouvir" (...)


Carlos Vardasca
19 de Março de 2008

Foto 1: 1º Cabo Apontador de Metralhadora José Gomes Gonçalves e o 1º Cabo Atirador Jaime Pereira Marques da C.CAÇ. 3309, em plena Operação nas proximidades do Aquartelamento de Nova torres.
Foto 2: 1º Cabo Apontador de Metralhadora José Gomes Gonçalves, 1º Cabo Atirador Jaime Pereira Marques e o Soldado Baltazar da Silva Carneiro da Companhia de Caçadores 3309, durante a mesma operação na área inundada próximo do Aquartelamento de Nova Torres.

Sem comentários: