Creio que o nome técnico seria " Bilharzioze ". Estou a falar de infecção das vias urinárias que veio a surgir aquando da estadia dos 1º e 2º grupo de combate na estância de Nova Torres.
Para quem nunca ouviu falar disto, e em consequência das condições miseráveis, sub humanas em que aquele punhado de homens sobreviveu, durante muitas semanas, é bom lembrar que a Bilharzioze, (peço desculpa se o nome não estiver correcto)traduzia-se em urinar sangue. O mau estar que se passou a ter, o efeito psicológico e físico produzido pela infecção, foram devastadores. Só quem passou por estas privações estará em condições de poder falar sobre este episódio. Que efeitos residuais para a vida futura nos deixou a Bilharzioze? Quem é que já alguma vez se debruçou sobre isto? Seria bom, os clínicos serem ouvidos e dizerem o que sabem sobre aquela desgraça. Resisitir a tudo e a todos foi o lema. Bravos e valentes, todos os homens do Tartibo/Nova Torres. Sou um de vós. A minha homenagem.
"Quando os brancos chegaram a África
nós tínhamos as terras e eles a bíblia.
Eles ensinaram-nos a rezar de olhos fechados e quando os abrimos, eles tinham as terras e nós a bíblia".
Jomo Keniatta
1 comentário:
Creio que o nome técnico seria " Bilharzioze ".
Estou a falar de infecção das vias urinárias que veio a surgir aquando da estadia dos 1º e 2º grupo de combate na estância de Nova Torres.
Para quem nunca ouviu falar disto, e em consequência das condições miseráveis, sub humanas em que aquele punhado de homens sobreviveu, durante muitas semanas, é bom lembrar que a Bilharzioze, (peço desculpa se o nome não estiver correcto)traduzia-se em urinar sangue. O mau estar que se passou a ter, o efeito psicológico e físico produzido pela infecção, foram devastadores.
Só quem passou por estas privações estará em condições de poder falar sobre este episódio.
Que efeitos residuais para a vida futura nos deixou a Bilharzioze?
Quem é que já alguma vez se debruçou sobre isto?
Seria bom, os clínicos serem ouvidos e dizerem o que sabem sobre aquela desgraça.
Resisitir a tudo e a todos foi o lema.
Bravos e valentes, todos os homens do Tartibo/Nova Torres. Sou um de vós. A minha homenagem.
Enviar um comentário