quinta-feira, 10 de maio de 2007

10 de Maio de 1971


(...) Desde o dia 09 de Maio de 1971 que se iniciara a Operação "Baldeação", que consistia numa coluna de transporte, com vista a concretizar o 2º escalão de rendição em Nova Torres da Companhia de Artilharia 2745 pelos 3º e 4º Pelotões da Companhia de Caçadores 3309 que estavam em Nangade, e agora se juntavam ao resto da Companhia em Nova Torres. Nesta operação, aproveitou-se esta coluna para fazer o reabastecimento daquele aquartelamento. No dia 10 de Maio de 1971, ao proceder-se à descarga dos mantimentos das viaturas junto ao rio Metumbué, um elemento da C.CAÇ. 3309 accionou uma mina anti-pessoal a cerca de 10 metros da picada, ficando gravemente ferido, tendo-lhe sido amputada uma perna.

O companheiro em causa era o Soldado Atirador, NM 71269470 Elias Riça, que pertencia ao Grupo de Integração nº 55 oriundo daquela ex-colónia, e que fora incorporado na C.CAÇ. 3309 na sua missão no norte de Moçambique.

Ao recordar este facto passados que são 36 anos do ocorrido, presto aqui uma justa homenagem a todos os companheiros africanos que integraram o exército colonial, e que regressaram às suas terras estropiados pelos horrores da guerra, e aos que "não mais voltaram a ouvir os batuques nas suas aldeias, nem sentir o cacimbo das manhãs, envoltos nos seios quentes das suas mulheres" (...)

Para todos eles, um abraço solidário de quem sobreviveu.

Carlos Vardasca
10 de Maio de 2007
Na foto: Transbordo das mercadorias no rio Metumbué, onde se deu o acidente.

2 comentários:

Norberto M M Leite disse...

O soldado atirador Elias Riça foi integrado no 3º Grupo de Combate - 1ª Secção, da responsabilidade do ex-furriel Leite, que sou eu.
Faço este pequeno comentário para salientar que, na altura, não me encontrava presente por estar em Mueda como responsável pelo reabastecimento de géneros alimentícios frescos tanto a Nangade como a Nova Torres.
No entanto,no hospital de Mueda, estive presente à chegada do ferido, falando com ele e dando-lhe ânimo e coragem para enfrentar a sua nova realidade. Nunca mais ouvi falar dele.

Carlos Vardasca disse...

Obrigado amigo Leite pelos esclarecimentos sobre este assunto
Um abraço
Carlos Vardasca