segunda-feira, 7 de maio de 2007

Morreu o "guerrilheiro da Malcata"


(...) Era assim que ele se classificava. Habituado desde muito jovem a fugir à GNR, por montes e vales da serra da Malcata, no tráfico de café pelas fronteiras de Espanha que dizia ser o seu sustento. Sempre rebelde e "danado" por o terem arrancado daquelas cercanias e o enviarem para a guerra: - outras cercanias bem distantes mas onde outro perigo o espreitava por detrás de cada morro, refugiava-se nas "Laurentinas" que "emborcava" sem destino até que a conspiração servisse de mote a outros protestos em jeito de prosa.

A meio da noite, quando a coluna de reabastecimento ficou no aquartelamento de Pundanhar para no outro dia prosseguir para o aquartelamento de Nangade, acordei devido ao desconforto do local onde dormia e à chuva torrencial que se abatia sobre aquele posto avançado no norte de Moçambique. Dormia-mos no chão, debaixo do alpendre coberto de colmo das palhotas das populações locais que serpenteavam por entre as instalações militares.

Uma pequena luz que parecia emitir sinais de fumo e que brilhava na escuridão, fez com que me aproximasse à procura de alguém com quem conversar. Era o Nabais, que àquela hora ainda se fazia acompanhar pela latinha da "Laurentina" que dizia ser o "whisky dos guerrilheiros", e que navegava num monólogo envolto em "rabujice", produzindo um vocabulário meio desarticulado (ora contra a FRELIMO, contra os "Chicos", ora contra o pároco da aldeia que dizia "papar" as miúdas lá do lugarejo) , onde apenas se davam a entender meias frases:

- Cabrões, não me apanharam na Malcata e agora querem-me "limpar o sebo" aqui nos "subúrbios do céu". O seu destino começara ali mesmo a ser traçado. Após o regresso da guerra emigrou para o Canadá, onde se "aliviou" das dificuldades que lhe fizeram calcorrear por entre falésias e "trocar as voltas" aos algoses do regime (...)

João Luis dos Santos Nabais, ex-Soldado Condutor Auto Rodas da Companhia de Caçadores 3309, faleceu hoje, dia 07 de Maio de 2007 vítima de doença prolongada.

Ao "guerrilheiro da Malcata" aqui fica um abraço solidário do amigo


Carlos Vardasca

07 de Maio de 2007

Sem comentários: