terça-feira, 1 de maio de 2007

Desembarque em Palma


(...) A Corveta NRP "João Coutinho" que transportava a C.CAÇ. 3309 para o norte de Moçambique, fundeou ao largo de Palma pelas 11.30 horas do dia 23 de Fevereiro de 1971. A C.CAÇ. 3309 foi colocada em lanchas de desembarque que, devido aos bancos de areia, não poderam chegar mesmo junto da praia, ficando ainda a alguma distância do local de desembarque. Com a água pelo peito, a maioria dos soldados fez a sua aproximação à praia com os braços bem levantados para proteger a G3 e as mochilas, enquanto que outros, numa atitude meramente colonialista (talvez inconsciente) eram transportados aos ombros de nativos que se prestaram a fazer aquele serviço a troco de umas "quinhentas".
Enquanto os coqueiros se inclinavam da praia para as águas do Índico "como que a saudarem a nossa chegada", os que eram transportados aos ombros dos nativos diziam para os que "mergulharam" as entranhas nas águas gélidas do Índico:
- Aqueles revolucionários de merda pensam que estão no desembarque da Normandia (...)

Carlos Vardasca
01 de Maio de 2007


2 comentários:

Norberto M M Leite disse...

Caro Brás, apesar de, em Palma, tanto na chegada como no regresso termos da carregar a bagagem até ao barco que nos levaria à corveta, julgo que a foto em causa se refere à nossa partida com destino a Balama e não à chegada. Foi tirada pela máquina do furriel Neves.

Carlos Vardasca disse...

Amigo Leite

Tens razão sim senhor!
Depois de a analisar bem, de facto a foto é correspondente à nossa ida para Balama.
Um abraço
Carlos Vardasca