quinta-feira, 3 de maio de 2007

A liberdade de imprensa não passou por ali!


Já que hoje se comemora o dia Mundial da Liberdade de imprensa, "veio-me à memória uma frase batida": - A liberdade de imprensa não passou por ali!

(...) Em Nangade, bem no centro do Planalto dos Macondes, aguardava-se a visita do então Governador Geral de Moçambique, Eng. Pimentel dos Santos e do General Kaúza de Arriaga (figura parda do regime e comandante das tropas naquela ex-província). Uma semana antes da sua chegada, tal era a azáfama das tropas ali estacionadas em patrulhar a mata circundante, que mais parecia estarmos na presença de uma operação de igual envergadura da "Nó Górdio".

Lembro-me que, antes do "Dakota" onde o governador e o general seguiam começar a sobrevoar o aquartelamento, passaram em voo rasante dois "Fiats" e um bombardeiro T6 em voo intimidatório, não fosse a FRELIMO fazer das suas.

A visita correra com toda a normalidade, só que as notícias da época, com o intuito de criar na opinião pública a ideia de que não havia guerra, diziam que:

Aquelas personalidades se tinham deslocado de Palma a Nangade em viatura ligeira e sem escolta (eram cerca de 100 km de picada intransitável, de difícil acesso mesmo para as Berliets militares e com constantes intervenções da FRELIMO) e que naquele aquartelamento tinham inaugurado uma piscina para o soldados tomarem banho, quando a dita piscina não era mais do que um tanque de tratamento de águas (que eram bombeadas do rio Litinguinha situado no vale) e que abasteciam tanto o aquartelamento assim como as populações locais.

A minha mãe enviara-me um jornal de Santarém (penso que era o "Diário de Notícias") onde se propagandeava aquele evento, e eu ainda colei a sua capa numa das paredes da caserna para que todos testemunhassem aquelas mentiras do regime. Fui aconselhado por alguém que, em tom ameaçador me exigiu que retirasse o que acabara de pendurar, não fosse eu ter "algum amargo de boca e ser levado no primeiro helicóptero para parte incerta" (...)

Na foto: Momento da chegada das personagens do regime colonial a Nangade em 17 de Julho de 1972
Carlos Vardasca
03 de Maio de 2007

Sem comentários: