segunda-feira, 28 de maio de 2007

... e entre a Bélgica e Moçambique, tudo parecia tão perto...


(...) Eu de facto nunca tive dúvidas. A minha mãe Gracinda ainda alimentava algumas, e estava sempre a tentar tranquilizar-me:

- Deixa estar filho, quando chegar a tua vez de ires para a tropa já a guerra de África acabou há muito. Tinha eu na altura os meus 17 anos, no auge da minha feliz juventude, sintonizando The Beatles, The Doors e outros, e a observar, do "jardim das Janelas Verdes", junto ao Museu de Arte Antiga, debruçado sobre o Cais da Rocha de Conde d'Óbidos, os embarques das tropas para a guerra colonial e o alarido dos familiares que delas se despediam.

Com um pé em Lisboa e outro em Santarém, foi de facto um dos períodos mais felizes da minha vida. Sem qualquer tipo de preocupações que me toldassem as ideias. Ao mesmo tempo que vivia os momentos intranquilos mas fascinantes de Maio de 68 e convivia com as atrocidades da guerra do Vietname, alimentava também na altura uma pequena paixão "tremendamente silenciosa" por uma amiga minha daquele período da adolescência; - Antonieta Grego, que os meus "tiques" de envergonhado, herdados dos anos de "clausura" no colégio em Lisboa, me impediram de expressar. Ela acabou por partir para a Bélgica onde vive actualmente, e eu, ao contrário daquilo que a minha mãe previa mas que era mais que previsível, lá fui parar passados três anos ao Planalto dos Macondes, mesmo na fronteira com a Tanzãnia, onde "a guerra calava mais fundo" e diziam ser "os subúrbios do céu". Talvêz por isso nunca tive "madrinha de guerra" que me ajudasse a "tranquilizar os meus medos", que os espantava fingindo-os ignorar, refugiando-me no aconchego das minhas emoções, que sentia, apesar de tudo, distantes.

Actualmente, via mail, contacto diáriamente com essa minha grande amiga Antonieta Grego (mais conhecida nos tempos de juventude por Neta), partilhando o único e genuino sentimento que sobrou dos longos anos de ausência, e que, com os seus 51 anos feitos ontem dia 27 de Maio, mantém ainda intacta a jovialidade que a sua débil saúde não deixa ser plena (...)

Nota: Foto tirada em Santarém em 08 de Junho de 1969, no aniversário do meu grande amigo Carlos Borges.

Carlos Vardasca
28 de Maio de 2007

Sem comentários: