terça-feira, 8 de abril de 2008

"Aplaudidos à partida, esquecidos à chegada"


(...) Os antigos combatentes são muitas vezes "aplaudidos à partida e, regra geral, esquecidos à chegada", afirmou o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues aos jornalistas após a cerimónia de abertura da XXI Conferência dos Antigos Combatentes e Vítimas de Guerra Europeus no Centro Cultural de Belém.
Aquele General afirmou ainda que "A Liga tem recebido apoios, simplesmente os problemas são diversos e o estado de saúde dos antigos combatentes é terrível", sublinhando que "Temos leis difíceis de implementar e alguns serviços não respondem convenientemente como, por exemplo, e rede nacional de saúde", acrescentando ainda que "Os antigos combatentes não são convenientemente atendidos, ou porque o médico de família não sabe preencher os papéis ou porque não existe psiquiatra nos centros de saúde". Da agenda de trabalhos da conferência, destacam-se questões como a cooperação internacional de saúde física e mental dos Veteranos de Guerra, análise dos resultados da Conferência Internacional sobre a Segurança Europeia e o Interesse Nacional e a apresentação da Federação Mundial dos Veteranos.
Portugal está representado nesta reunião que decorre até ao dia 11 de Abril, pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas e pela Liga dos Combatentes que organizam o evento. A primeira apresentará à discussão quatro projectos de resoluções (versando sobre o carácter indemnizatório das pensões e outros abonos, isenção social dos deficientes das Forças Armadas, assistência médica aos deficientes militares e a questão dos combatentes africanos.
A Liga dos Combatentes apresentará um projecto sobre stress pós-traumático e outro sobre projectos estruturantes para os antigos combatentes (...)


Texto retirado da Agencia LUSA-Agência de Notícias de Portugal, S.A. em 07 de Abril de 2008.
Foto: Embarque de mais um contingente de tropas a bordo do navio "Niassa", com destino à então denominada Província de Moçambique.

Sem comentários: