domingo, 17 de agosto de 2008

Foi no mesmo dia e em Agosto, mas há 38 anos.


(...) Em 17 de Agosto de 1971, iniciou-se a Operação "OCIDENTE 2", coluna de reabastecimento de Palma a Nangade, efectuada por dois Grupos de Combate da Companhia de Caçadores de Moçimboa da Praia. A coluna chegou a Pundanhar e saiu para Nangade no mesmo dia, tendo ali chegado no dia seguinte. Asseguraram protecção do itinerário 2 Grupos de Combate da Companhia de Caçadores 2703 e dois Grupos de Combate da Companhia de Artilharia 2745.
Os primeiros encontraram na picada panfletos de propaganda do IN (FRELIMO) e os segundos detectaram e destruíram 1 mina anti-carro. Durante esta operação uma Berliet accionou uma mina anti-carro ficando danificada.
Foto 1: Licínio José de Jesus Lopes (de alcunha o "Tremoço") Soldado Condutor Auto Rodas, NM 16985870 da Compania de Caçadores 3309, que ficou ligeiramente ferido após o rebentamento da mina anti-carro nesta coluna de reabastecimento. O "Tremoço" era natural da aldeia da Rasca (Setúbal) e faleceu em Agosto de 1999.
Foto 2: Aquartelamento de Pundanhar onde estava estacionada a Companhia de Caçadores 2703, e onde a Companhia de Caçadores 3309 com regularidade ali ficava estacionada, nos intervalos das suas intervenções na protecção às colunas de reabastecimento ou em operações de patrulhamento.
(In: Relatório da Região Militar de Moçambique. Batalhão de Artilharia 2918. História da Unidade, Décimo terceiro fascículo (Agosto de 1971) Arquivo Histórico Militar de Lisboa).


Sem comentários: