domingo, 18 de maio de 2008

"estar ou não estar do lado errado"


(...) Há muito que os 1º e 2º Pelotões da Companhia de Caçadores 3309 se encontravam isolados do resto da Companhia no aquartelamento de Nova Torres, na companhia de dois pelotões da Companhia de Artilharia 2745 que ansiavam pela sua rendição que parecia tardar.
Aquela frente de batalha já vinha necessitando há muito de ser guarnecida com mais meios humanos, dado que o aquartelamento era bastante visível aos observadores da FRELIMO que, do outro lado da fronteira, facilmente observavam as nossas movimentações dada a proximidade das duas margens do rio Rovuma, observações essas que poderiam ser favoráveis às suas acções de intervenção em território de Moçambique. Foi com esse objectivo que, ao fim de alguma insistência que os 3º e 4º Pelotões da C.CAÇ. 3309 se juntaram à restante Companhia, ao mesmo tempo que se procedia à rendição do pessoal da C.ART. 2745, operação que se revestiu de alguma tragédia, aliás como já vinha sendo hábito na generalidade das intervenções do nosso exército em operações militares, dada a intensa e crescente actividade dos guerrilheiros da FRELIMO no norte de Moçambique, mais concretamente na zona de Cabo Delgado.
No dia 09 de Maio de 1971 deu-se início à Operação "Baldeação" com o objectivo de finalmente se proceder à rendição da C.ART. 2745 pela C.CAÇ. 3309, aproveitando-se essa coluna para se fazer o reabastecimento do Aquartelamento de Nova Torres que já se debatia com alguma carência em abastecimentos.
Em 10 de Maio de 1971 e no seguimento da referida operação, ao proceder-se à descarga das viaturas junto ao rio Metumbué, um elemento da C.CAÇ. 3309 de origem africana (1) accionou uma mina anti-pessoal a cerca de 10 metros da picada ficando gravemente ferido, tendo sido evacuado de helicóptero para o Hospital de Mueda onde lhe foi amputada uma perna.
Recordo-me que, em diversos comunicados que a FRELIMO espalhava pela mata com alguma regularidade, por vezes aquela organização fazia alusão aos soldados africanos que combatiam nas fileiras do exército português dizendo:
" - Aos nossos irmãos moçambicanos que combatem a FRELIMO no seio exército Marcelista, dizemos-lhes que ainda estão a tempo de escolherem o lado certo da barricada e lutarem pela libertação da nossa pátria do jugo colonial: acrescentando de seguida o comunicado:
" - Se assim não entenderem e por muito que nos custe, irão ao longo desta guerra de libertação pagar um elevado preço por se colocarem do lado das forças ocupantes" (...)

Carlos Vardasca
18 de Maio de 2008

Fotos: Fase da Operação "Baldeação" com o atravessamento das Berliets do rio Metumbué, vendo-se o local onde se deu o incidente próximo de árvore que se vê em primeiro plano na foto a cores.
(1) Elias Riça, Soldado NM 71269470 da Companhia de Caçadores 3309 (Grupo de integração 55)

Sem comentários: