segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Movimento Cívico de Antigos Combatentes (divulgação)

COMUNICADO DE IMPRENSA

Na quinta feira, dia 22 de Janeiro de 2009 pelas 12h00 horas, foi entregue na Assembleia da República ao Sr. Presidente da AR Prof. Dr. Jaime Gama, em audiência específica para o efeito, uma petição de cerca de 12.000 assinaturas para transladar para Portugal os restos mortais dos militares portugueses mortos durante a Guerra do Ultramar.
Integraram a Comissão que realizou a entrega:
- José Nascimento Rodrigues
- António Brito
- Joaquim Coelho
Autores da Petição e em representação do MCAC – Movimento Cívico de Combatentes
- Augusto de Freitas
Presidente da APVG – Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra – Associação com cerca de 50.000 associados
- Armando Vieira
Presidente da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias
- Moreira Marques (Que realizou o feito notável de, sozinho, se ter deslocado a Moçambique e resgatado os restos mortais de dois militares portugueses que morreram em combate).
Estes militares eram naturais da Freguesia de S. Miguel do Outeiro, da qual Moreira Marques é Presidente.
Movimento de Antigos Combatentes:
Os antigos combatentes estão mobilizados para que se faça a transladação dos irmãos de armas que morreram durante a guerra colonial e foram abandonados.
Criado em Outubro de 2006, o Movimento Cívico de Antigos Combatentes, lançou em 10 de Junho de 2008 uma gigantesca campanha de recolha de assinaturas para uma Petição a entregar à Assembleia da República.
Esta campanha foi possível com o apoio dos combatentes de África e de outros cidadãos, também eles chocados com a realidade desses locais, mostrados na reportagem da RTP de 20 de Setembro de 2006.
Nessa reportagem, podem ver-se lixeiras e construção de casas por cima de campas de militares portugueses no cemitério de Bambadinca, na Guiné-Bissau, perante a passividade das autoridades portuguesas em Portugal.
Revoltados com a situação, os antigos combatentes responderam em massa à chamada. Seis meses volvidos sobre o início deste combate sem armas, os soldados de África estão mais do que nunca envolvidos nesta luta que querem ganhar.
Um único objectivo:
Conseguir que até 10 de Junho de 2012, os restos mortais dos militares que morreram em combate pela Pátria e ainda lá se encontram, abandonados e sem dignidade, regressem finalmente a Portugal, tenham a homenagem que merecem, entregues às famílias e amigos para, finalmente, poderem repousar em paz num local digno.
Participam e colaboram nesta missão:
MCAC – Movimento Cívico de Antigos Combatentes
APVG – Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra
ANCU – Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar
ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas
APOIAR – Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vitimas do Stress de Guerra
APEM – Associação Portuguesa de Ex-Combatentes Militares
ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias
APA – Associação de Praças da Armada
Associação dos Antigos Combatentes do Ultramar do Concelho de Cuba
Associação de Pára-quedistas de Terras de Santa Maria
Associação de Pára-quedistas de Guimarães
Alguns Núcleos da Liga dos Combatentes

PONTOS E LOCAIS DE INFORMAÇÃO E RECOLHA DE ASSINATURAS:

PORTUGAL:
Abrantes – Alferrarede – Almada – Alter do Chão – Asseiceira – Aveiro - Barreiro - Braga – Caminha – Caneças – Castelo de Paiva – Constância - Ermesinde – Figueira da Foz – Gafanha da Encarnação - Gondomar – Guimarães - Lagoa – Lisboa – Lousã – Mafra – Marco de Canavezes – Marinha Grande – Mem Martins - Olhão – Pedone - Ponte de Sor – Portimão - Porto – Rio de Mouro – Rio Maior – Samora Correia – Santarém – S. Facundo – Sesimbra – Setúbal – Sines – Sintra– Sobreda/Almada – Terras de Santa Maria - Tondela – Vale Frechoso – Valença do Minho – Vila das Aves - Viana do Castelo – Vila Nova de Gaia – Vila Nova da Barquinha.

FRANÇA:Lyon

Este projecto só é possível pelo envolvimento,“DAQUELES QUE PERMANECEM FIÉIS AOS SEUS PRINCÍPIOS, PERFILHAM O RESPEITO, O SENTIDO DA HONRA, DO DEVER E DA DIGNIDADE”.

Movimento Cívico de Antigos Combatentes
Janeiro de 2009

Sem comentários: