segunda-feira, 6 de abril de 2009

"Houve troca nos temperos"

“…A outra história toda a gente conhece, principalmente o “Serrinha”(1) por ter sido ele, segundo ouvi, o principal actor.
Era mais ou menos assim: Em data que também não recordo, andava toda a gente na Companhia com um enorme desejo de comer batatas com bacalhau à maneira, mas havia grande dificuldade em arranjar batatas.
Depois de porfiadas diligências consegui arranjar batatas, graças aos esforços de um piloto chamado Quental que as entregou na Delegação da Manutenção Militar em Porto Amélia e que depois vieram para Palma e daí para o Aquartelamento de Tartibo, creio que de avião ou helicóptero, já não me lembro bem disto.
Um belo dia fez-se uma coluna de reabastecimento e aproveitámos, a par de outras coisas, trazer um bidão de azeite por causa do tal “bacalhau à maneira”.
Quando a coluna chegou ao rio Metumbué estava a anoitecer e houve alguém que teve a ideia peregrina de que se não fosse possível descarregar tudo ao menos que se levasse o bidão do azeite para o aquartelamento para temperar à maneira as batatas com bacalhau.
Com enorme esforço lá levaram o bidão aos robulões, durante a noite desde a margem do rio Metumbué até ao aquartelamento que ficava a pelo menos 2 bons quilómetros.
Quando chegaram, depois de tanto esforço verificou-se que afinal se enganaram: - o bidão era de vinho em vez do azeite, porra!... (2)


Hélio Augusto Moreira
ex- Capitão Miliciano NM 36048760 da Companhia de Caçadores 3309
Linhares, 06 de Janeiro de 2006

(1) 1º Cabo Atirador NM 13382970, António Natálio Sequeira Serrinha da Companhia de Caçadores 3309.
Foto 1: O Capitão Hélio Augusto Moreira (em baixo) durante um operação de reconhecimento próximo do rio Metumbué, onde o Grupo de Combate envolvido matou uma enorme cobra que foi logo esfolada e limpa no local. Na foto podem ver-se ainda (em pé da esquerda para a direita): O "Cartaxo", Alferes Martins, Furriel Gonçalves e "Pragal" (estes dois últimos já falecidos), Rodrigues e outros Soldados naturais de Moçambique incorporados na Companhia de Caçadores 3309 a quando da sua deslocação para Cabo Delgado.

Foto 2: O Capitão Hélio Augusto Moreira na companhia do Alferes Mendes (Atirador) e dos Furriéis Felisberto Costa (Vague Mestre) e José Maria da Silva (Enfermeiro) da Companhia de Caçadores 3309, durante um breve intervalo para o almoço no Aquartelamento de Nova Torres. Em destaque uma foto actual do ex-Capitão Hélio Augusto Moreira.

(2) in "Do Tejo ao Rovuma. Uma breve pausa num tempo das nossas vidas", página 200. Carlos Vardasca, Alhos Vedros 2009.

Sem comentários: