Um grupo de combate da Companhia de Caçadores 3309 tenta a muito custo transpor o rio Metumbué. Cabo Delgado. Norte de Moçambique 1971.
Eu desembarquei com a 3309 em PALMA.
Decorria o mês de Fevereiro do ano de 1971. Éramos quatro Furriéis em trânsito para Palma.
Um, era o
José Arruda (tinha gesso numa perna), dos Deficientes das Forças Armadas
(cego), o Trigo que teve um acidente com uma Berliet antes da rampa, logo à
saída da picada de Palma para Pundanhar (depois de evacuado não retornou) eu,
João Rebola, levei com uma mina anti-carro na minha viatura na Operação
Orfeu 1 (14 de Abril) - naquela treta do milho para a Base Beira,
saímos no dia D -2) e depois apanhei com outra na picada de Palma para Quionga
em 2 de Dezembro de 1971 (3 meses de hospitais, voltei em Março de 1972) e
estive por lá até Agosto, até vir para o sul e o Torres, que felizmente não
teve nada de grave.
Recebi aqui um e-mail
com o vosso Blogue e, surpresa, encontrei algo que me diz qualquer coisa.
Eu andei sempre
por perto e muitas vezes com pessoal vosso, no mesmo teatro de operações.
Lembra-me das
picagens para Pundanhar, onde vinha sempre um grupo da Companhia de Caçadores
3309 fazer a picagem intermédia.
Tenho ideia que
havia motoristas vossos a alinhar nas colunas Nangade-Palma.
O meu irmão,
era o vago mestre no Aquartelamento de Palma e eu, como mão sabia fazer mais
nada, galgava na picada como os outros.
Quando tínhamos
que ir para o Aquartelamento de Tartibo, era sempre um aperto.
Ainda me lembro
de ir buscar o Alferes Leonardo ao Tartibo, e fizemos a coluna num dia, ida e
volta. Ainda houve um acidente no rio Metumbué com outra das viaturas.
Lembro-me de entrar
no Aquartelamento de Nangade à noite, quase às 21 horas, e no outro dia, logo
cedinho estar a picar para Palma.
Outros tempos, mas só restam …os bons bocados que lá passámos.
João Rebola
26 de Dezembro de 2011
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