sábado, 4 de agosto de 2012

O que resta do Aquartelamento de Balama

Um aspecto da vida quotidiana da população de Balama.
O que resta das antigas instalações do Aquartelamento de Balama, onde esteve estacionada a Companhia de Caçadores 3309 de Novembro a Março de 1973.

Estas fotos e outras mais, foram-me enviadas por um amigo meu que actualmente trabalha já algum tempo em Moçambique, e que vai contactando comigo com alguma regularidade. Um dia, no ano de 2011, este amigo visualizou o blogue "Do Tejo ao Rovuma", e ficou extremamente sensibilizado pelo caso do desaparecimento em combate do Furriel Castro Guimarães, e que desde logo se prontificou a colaborar comigo na procura do possível local da sua sepultura em terras da Tanzânia. 
Dado estar numa posição privilegiada para estabelecer os contactos que considerar interessantes para desvendar este episódio ocorrido em 15 de Novembro de 1972, este meu amigo, das diversas vezes que me contactou, umas vezes telefonicamente de Moçambique ou quando se deslocou de férias a Portugal, por diversas vezes me informou da evolução da investigação que muito amavelmente e desinteressadamente aceitou encetar, tendo ultimamente chegado ao contacto com um elemento da população que lhe disse ter estado envolvido naquela operação nas margens do rio Rovuma em 1972, que deu origem à captura do Furriel Castro Guimarães dos GEs 212 estacionados no Aquartelamento de Nhica do Rovuma.
Não podendo adiantar mais pormenores sobre o caso em concreto devido à complexidade do assunto, apenas me informou que aquela pessoa com quem contactou lhe confirmou (porque diz ter assistido ao acto em si) que o corpo do Furriel Castro Guimarães foi sepultado em Kytaia, na mesma sepultura com outros dois soldados portugueses (fora do cemitério, conforme ritual Macua) o que revela uma outra questão, pois, se assim se confirmar, comprova-se a existência de mais soldados portugueses (para além do Furriel Castro Guimarães) sepultados em cemitérios da Tanzânia, mais concretamente na aldeia de Kytaia, o que possivelmente poderá não ser do desconhecimento da Liga dos Combatentes.
Dada a extrema complexidade e às incertezas que por ventura poderão rodear todas estas informações relacionadas com este assunto, mas também para que não se levantem falsas expectativas sobre a resolução deste caso, este meu amigo não quis adiantar mais pormenores (o que se compreende), até que se saiba algo mais em concreto sobre a veracidade destas informações e da verdadeira localização da referida sepultura.

Carlos Vardasca
04 de Agosto de 2012 

Sem comentários: