sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

"... Cada vez mais próximo do inferno"


(...) Ainda as galinhas do mato se espreguiçavam no cimo das acácias e apenas alguns cães vadios, meio esqueléticos, vagueavam por entre as gruas do cais de Porto Amélia, e já as tropas eram convidadas a interromper o seu sono meio desconjuntado, e embarcarem naquele vaso de guerra que os aguardava na penumbra do cacimbo que se abatia sobre o seu convés.
Alguns trabalhadores portuários, que se faziam acompanhar por crianças seminuas que já era seu hábito deambular pelo cais, vasculhavam agora o amontoado de caixas da ração de combate vazias, na ânsia de encontrarem algo que lhes desse algum aconchego naqueles ventres disformes, indiferentes à movimentação militar que em silêncio subia o portaló e se acomodava nos diversos recantos do navio.
Eram cerca das 04,00 horas do dia 22 de Fevereiro de 1971, quando a Corveta NRP "João Coutinho" zarpou daquele cais rumo ao norte de Moçambique, transportando a bordo a Companhia de Caçadores 3309 com destino à povoação de Palma. Apesar do mar não estar muito intranquilo, por vezes, e como as ondas ao baterem contra o seu casco faziam salpicar farrapos de espuma que se espraiavam pelo convés, os soldados (que não tiveram direito a resguardarem-se no interior do navio) lá se protegiam como podiam, escondidos debaixo das capas de oleado, entrelaçados por entre as peças de artilharia ou debaixo das escadas que davam acesso à Torre de Comando, e aí se defendiam da borrasca que salpicava enfurecida do Índico.
Foi devido à ondulação que um militar da C.AÇ 3309(1) quando se preparava para saciar a sede, desmaiou, tendo partido quatro dentes, não podendo desembarcar em Palma e ter seguido no mesmo vaso de guerra para Porto Amélia, e dali ser evacuado para o Hospital de Nampula.
A Corveta NRP "João Coutinho", transportando muitas ansiedades espelhadas nos rostos prenhes de incertezas, depois de um dia de viagem fundeou ao largo da povoação de Palma ("cada vêz mais próximo do inferno") quando decorria o dia 23 de Fevereiro de 1971 pelas 11,30 horas, tendo a C.CAÇ. 3309 ali permanecido escassas horas para ser transportada em coluna militar para o Aquartelamento de Pundanhar e posteriormente para Nangade, bem no centro do Planalto dos Macondes, onde chegaria no dia 25 do mesmo mês para depois, e passados apenas três dias, ser enviada para a fronteira com a Tanzânia nas margens do rio Rovuma (...)
Carlos Vardasca
22 de Fevereiro de 2008

Foto 1: Corveta NRP "João Coutinho"
Foto 2: Vista da povoação de Palma
(1) Adelino da Assunção Pimenta Alvim, Soldado Rádio Telegrafista da C.CAÇ. 3309

Sem comentários: