domingo, 20 de julho de 2008

"Os amigos que já não voltam"




(...) Decorria o dia 20 de Julho de 1971 e a manhã parecia ir ser igual a tantas outras. Há muito que a C.CAÇ. 3309 partira para Nova Torres (Aquartelamento junto ao rio Rovuma) ficando em Nangade apenas alguns condutores adidos ao Batalhão de Artilharia 2918 para "alinhar" nas colunas de reabastecimento. O Victor (1) (a quem faltava cerca de um mês para ir de férias à "Metrópole") conduzia um Unimog 404 em direcção ao posto das "Águas" situado num vale junto ao rio Litinguinha, na companhia do Sousa (2), 12 machambeiros (3) e um Furriel responsável pela construção da estação de captação das águas que eram bombeadas daquele rio para abastecer o Aquartelamento e as populações de Nangade. A meio do trajecto, (cerca de 1,5 quilómetros) inexplicavelmente e por ser tão próximo do aquartelamento, dá-se um violenta explosão de uma mina anti-carro altamente reforçada colocada pela FRELIMO na noite anterior, cujo cogumelo de fumo parecia ter escurecido todo o vale. De tão negro que era que parecia anunciar algo de trágico, que se veio a confirmar quando um pelotão da Companhia de Artilharia 2745 ali chegou e deparou com aquele cenário.
Espalhados no capim e pela picada, os corpos de oito machambeiros jaziam já inertes, enquanto os restantes agonizavam à espera dos primeiros socorros na companhia do Furriel que tivera apenas ferimentos ligeiros.
O Sousa teve morte imediata. O mesmo não aconteceu ao Victor (embora tivesse o mesmo fim) dado que com a explosão fora projectado para fora da viatura tendo caído no capim sem qualquer ferimento, sendo posteriormente atingido pelo Unimog 404 que devido ao impacto da explosão se elevara no ar indo cair em cima dele esmagando-lhe o corpo causando a sua morte.
A Companhia de Caçadores 3309 estava em Moçambique há apenas cinco meses quando ocorreram estas suas primeiras baixas em combate.
Faz hoje precisamente 37 anos que ocorreram aquelas baixas que muita consternação causaram na C.CAÇ. 3309, ficando aqui para eles (que eram dois bons amigos que já não voltam) um abraço solidário de quem sobreviveu (...)
Carlos Vardasca
20 de Julho de 2008
Foto 1: O Sousa em Nangade e o Victor no Aquartelamento de Nova Torres quando ali se deslocou em coluna de reabastecimento.
Foto 2: Estado em que ficou o Unimog 404 depois de explosão da mina anti-carro.
(1) Victor Manuel da Silva, 1º Cabo Condutor Auto Rodas NM 11694170 da Companhia de Caçadores 3309.
(2) Albino Dias de Sousa, Soldado dos Serviços Gerais NM 07013070 da Companhia de Caçadores 3309.
(3) Trabalhadores agrícolas naturais dos aldeamentos (Macua e Maconde) que ladeavam o Aquartelamento de Nangade.




Sem comentários: