domingo, 10 de janeiro de 2010

"Por quem os nossos também combateram"

Recebi no passado dia 04 de Janeiro, como oferta do meu amigo Moisés Cavadas, ex-combatente da Guerra Colonial em Nkosa (Angola 1966), na fronteira com a República do Zaire (ex-Congo Belga) um livro intitulado "Portugueses na Guerra do Vietname" que irá fazer parte da minha já vasta biblioteca e ao qual irei fazer algumas referências em "Do Tejo ao Rovuma" .
Moisés Cavadas vive actualmente nos Estados Unidos da América para onde emigrou, onde pertence à Associação de Veteranos da Guerra Colonial local, tendo sido registado como Reservista do Exército dos EUA desde 1969 em virtude de estar em curso a Guerra do Vietname.
Dizia ele então, num breve apontamento enviado dentro das páginas da referida obra:


Caro amigo Carlos Vardasca


(...) Conforme o prometido, aqui tem o livro "Portugueses na Guerra Vietname". Esta guerra veio a terminar em 1975 com a perda de milhares de homens, inclusive a perda de mulheres enfermeiras ao serviço do exército americano. Foi uma guerra que o exército americano não pode vencer (como verá no livro) estava envolvido muita droga e álcool.
Contudo, os americanos acabaram por abandonar o Vietname. Saigão, capital do Vietname do Sul caiu em poder do Vietname do Norte em 1975.
São muitíssimos os emigrantes a servir em todos os ramos das forças armadas americanas. Apesar das guerras em que se envolveram, não lhes faltam homens a servir nas suas fileiras. Os responsáveis chefes militares têm afirmado que os jovens emigrantes têm uma capacidade enorme de luta, e assim que terminam o serviço militar é-lhes oferecido a cidadania americana.
Por outro lado, aos mortos das suas guerras de nacionalidade estrangeira e porque são homens que deram a vida pela bandeira Norte Americana, é-lhes prestada a merecida homenagem. Por exemplo, a enorme ponte em Fall River (...) é uma homenagem a um soldado Luso morto ao serviço das tropas dos EUA.
Quem visitar a Ilha do Hawaii, e Pearl Harbor, poderá ver um monumento de cimento branco sobre os restos do navio "USS ARIZONA", um dos barcos afundados pelo ataque surpresa dos japoneses em Dezembro de 1941, em memória dos marinheiros falecidos, entre os quais se encontravam marinheiros Luso-Americanos entre os tripulantes. Nesse monumento podem ver-se os nomes de: J. BARAGA (Braga) A.E. VIEIRA, R.D. VALENTE, F. SANTOS, E. GOMES, J.R.V de CASTRO e quatro com apelido de MARTINS.
No caso da Guerra do Vietname, no enorme monumento erguido na capital de Washington D.C. com os nomes de milhares de mortos, nele constam os nomes de oitenta portugueses, enquanto outros estão sepultados em cemitérios de Portugal, dado que foram enviados os seus corpos pelos serviços do exército americano e conforme o desejo das suas famílias.
Espero que goste do livro, e seguidamente vou enviar fotos da Guerra Colonial e recortes de jornais daqui dos EUA onde tenho alguma colaboração (...)

Um abraço
Moisés Cavadas

Foto 1: Capa do livro "Portugueses na Guerra do Vietname".
Foto 2: O ex-1º Cabo Enfermeiro Moisés Cavadas em Cabeço do Tope. Angola 1965-1967.

Sem comentários: