quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Desaparecido em Combate

Companheiro, camarada e amigo e todos aqueles que queiram interiorizar aquele fatídico acontecimento.
Por si só, a atitude político militar assumida pelas autoridades portuguesas à época, bem como as actuais, é demonstrativa do que representa o povo para o poder instalado. Numa palavra, nada.
Servem-se dele a seu belo prazer, não para o bem e para o mal; isso é nos casamentos, mas apenas para o mal.
Nunca cultivei grandes princípios de natureza política, costumo até dizer que me considero “ não alinhado “.
Tudo isto para não deixar em claro o teu último artigo sobre o “ Caso Guimarães “.
Se bem te lembras quando iniciámos os nossos comentários sobre este assunto, a que mais tarde deste eco no teu blogue, alertei-te para as dificuldades que irias encontrar, no sentido do esclarecimento total deste acto de guerra, que deu origem infelizmente ao desaparecimento deste nosso camarada, e amigo pessoal do signatário, como também, aquele que o viu vivo pela última vez, com excepção dos militares GE’s 212 que o acompanhavam.
Dificuldades provenientes do tempo decorrido entre o acto em si e a altura em que começaste a trazer à luz do dia, e ao conhecimento publico, tão triste acontecimento.
Para mim, directo participante neste acontecimento, o que mais me entristece é e foi, a forma como as autoridades, quer no tempo próprio, quer a esta longa distância, se demarcaram de procurar a verdade.
Tratou-se sem dúvida de um caso embaraçoso, mas não houve vontade política de qualquer espécie, no sentido de trazer paz à família, bem como a mim próprio, pois ainda tenho na mente este acontecimento e que desaparecerá somente, quando eu também já por cá, não andar.
A forma como as autoridades trataram este assunto à época, “ seu filho desaparecido”, não se sabe se vivo ou morto…”, sem nunca mais voltarem à carga, demonstra bem o seu empenho no esclarecimento de questões complicadas.
Éramos e mais contemporaneamente falando, somos, carne para canhão
Vê-se agora com a tal crise. Quem a paga? O soldado desta guerra. O povo.
Meu amigo; o teu esforço valeu e vale a pena. Este caso passou a ser do conhecimento de muitos camaradas nossos, e talvez nos ajude a ver melhor “a carta que somos neste baralho” de interesses que não são por certo, os nossos.
Deixemos o Guimarães em paz. Ele merece este nosso carinho. Ele sabe como nós gostamos dele.
Filipe Cardão Pinto
Ex-responsável pelo Grupo Especial GE’s 212 
do Aquartelamento de Nhica do Rovuma
Cabo Delgado. Moçambique
16 de Novembro de 2011
Foto: O Furriel Pinto à saída do Aquartelamento de Nhica do Rovuma, no comando do Grupo Especial GE’s 212, no início de uma operação de reconhecimento. Cabo Delgado, Aquartelamento de Nhica do Rovuma. Moçambique 1972.

Sem comentários: