domingo, 15 de novembro de 2009

37 anos depois. Furriel Castro Guimarães sempre presente


Para além dos vários contactos já efectuados com o objectivo de sensibilizar as organizações contactadas para o início (no seu tempo oportuno) das pesquisas e procura do possível local onde supostamente poderá estar sepultado o corpo do Furriel Castro Guimarães (dos Grupos Especiais 212) na aldeia de Kytaia na Tanzânia, mais recentemente recebi de um ex-combatente na Guiné, o ex- Furriel Miliciano NM 10109869, José Manuel Medeiros da Silva Maia, um expressivo apoio para esta causa. Este ex-militar foi para a Guiné em rendição individual com o objectivo de substituir um Furriel Miliciano falecido em combate em GUIDAJE, acabando por ficar colocado em Bissau na Repartição de Operações do Comando Chefe do Comando Territorial Independente da Guiné nos anos de 1970-1972.

A particularidade deste apoio prende-se com o facto de que, para além de ser um ex-combatente da Guerra Colonial, José Manuel Maia foi também companheiro de Curso do Furriel Castro Guimarães na Escola Secundária de Fafe, nos 1º e 2º anos do Ciclo Preparatório do Curso de Formação de Electromecânica de 1961 a 1969, para depois ambos ingressarem no serviço militar.

Na próxima reunião da Associação dos ex-Alunos, Funcionários e Professores da Escola Secundária de Fafe a realizar muito brevemente e de que Manuel Maia faz parte, ele confirmou que, por estar solidário com os propósitos deste movimento, que irá colocar à discussão o futuro apoio daquela Associação à causa "RUMO a KYTAIA. Devolver o Furriel Castro Guimarães à Pátria" que tem como objectivo final, a transladação do corpo daquele militar falecido em combate para mais próximo dos seus familiares; reabilitar o seu nome como mais um combatente falecido em combate (dado que não se tratou de um desertor como os documentos do exército da altura o classificaram) e a colocação do seu nome no Mausoléu dos Combatentes junto à Torre de Belém em Lisboa, de onde tem sido injustamente arredado.

A quem consultar as páginas deste blog e quiser saber algo mais sobre o ocorrido (em 15 de Novembro de 1972 no norte de Moçambique, nas margens do Rio Rovuma na fronteira com a Tanzânia) com o Furriel Miliciano NM 12619071, João Manuel de Castro Guimarães, basta ir a "Etiquetas" e clicar em "Furriel Castro Guimarães. GEs 212" e aí encontrará tudo relacionado com o ocorrido com este ex-combatente falecido em combate e, se for o caso, contactar com este blog (deixando o seu contacto) e manifestar a sua solidariedade para com esta causa que pensamos ser de uma justeza inquestionável.

Carlos Vardasca

15 de Novembro de 2009

Foto 1: Projecto de Logotipo do "Movimento de Cidadãos RUMO a KYTAIA. Devolver o Furriel Castro Guimarães à Pátria"

Foto 2: Documento da Liga dos Combatentes em resposta ao meu pedido de esclarecimentos e apoio para esta causa.

Foto 3: Documento da Liga dos Combatentes dirigida ao Adido Militar na Embaixada de Portugal em Moçambique, Coronel Câmara Stone.

Sem comentários: